Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

No dia 15 de agosto de 2014 os alunos dos cursos de Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio realizaram uma visita técnica na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior usina da CESP e do Estado de São Paulo e a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil. Está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira  (SP) e Selvíria (MS).

Durante a visita, os estudantes receberam a orientação do Sr. Milan, que faz parte da equipe da Usina e que mostrou a sala de controle e o interior das unidades geradoras, onde se localizam as turbinas. Os alunos observaram como a energia elétrica é gerada e de que maneira é distribuída até as suas residências.

Também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira. As fêmeas de lobo-guará, onça-pintada e cervo-do-Pantanal, respectivamente, compõem um amplo acervo com 46 espécies, entre as quais sete em extinção, que circulam ou viveram nas matas do Noroeste paulista e se encontram resguardadas para pesquisa, reprodução, manejo e até possível reintrodução na natureza.

A atividade foi uma proposta de contextualização do conteúdo, de tornar o conhecimento significativo para o educando, sendo o apoio recebido dos pais, coordenação e direção da escola muito importante para a sua realização.

Confira as imagens: