Projeto 5S na Etec

LOGO 5s VOTUPORANGA

O que é 5S

O 5S agora, para os desafios de hoje

Com a alta tecnologia e a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a prática do 5S é mais necessária do que nunca. As coisas chegam muito depressa e rapidamente perdem o valor. Há chuva de informações e oportunidades chegando a todo momento.

O 5S nos orienta para bom proveito e convívio com as novidades: como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional. Isso se faz no dia a dia, com Rotina 5S na vida pessoal, em empresas, escolas, famílias, comunidades e serviço público.

Melhorias simples estimulam mais melhorias simples em melhoria contínua. Nesta cultura, surgem ideias para melhorias complexas e inovação.

Origem

5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.

Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC – Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.

O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.

Significado

5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Não é fácil encontrar em outro idioma palavras que têm o mesmo significado de cada termo na cultura nipônica.

Por exemplo: Seiri já foi traduzido como seleçãodescartesenso de utilizaçãoSeiketsu aparece como higienepadronização, senso de saúde.

E há certo sentido: com o Seiri, fazemos seleção, ou seja, separamos o que é útil de o que não é útil, que será descartado. Assim, é facilitado o uso. Com senso de utilidade/utilização dos recursos, isto é, senso de utilização, a seleção e o descarte e o uso serão mais adequados. No entanto, a palavra descarte, por exemplo, fortalece o sentido de jogar fora, dando pouco valor ao sentido de uso.

Quanto ao Seiketsu, a higiene depende de seguirmos padrões saudáveis de uso, ordem e limpeza. A expressão senso de saúde representa nossa sensibilidade para avaliar as boas práticas (as práticas saudáveis), capacidade de padronizá-las, assegurando a saúde. Considere saúde para tudo: física, mental, social, financeira, ambiental etc.

A tradução utilizando a palavra senso se tornou uma das mais divulgadas no Brasil a partir de meados da década de 1990. Além de iniciar com S, facilitando a didática do 5S, este termo remete ao bom senso, característica de pessoa sensata. A prática do 5S é um bom meio de apurar a sensatez. Com isso, o 5S deixa de ser uma coisa de fábricas, máquinas, ferramentas. Entendido assim, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para facilitar a solução de qualquer desafio.

Finalmente, essa tradução aproxima o 5S de o que é natural no organismo vivo. Praticar 5S é semelhante ao que qualquer ser vivo faz para viver.

Como a vida

Aprender 5S é como “reaprender” o que é natural. Podemos nos inspirar no nosso corpo para cuidar do mundo em que atuamos.

5SComandoNo corpo humano
Senso de UtilizaçãoSeparar o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.Nosso corpo descarta o que não precisa e usa o que lhe é útil em infinitas reações químicas.
Senso de OrdenaçãoUm lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.São vários sistemas, nos quais cada célula está em seu lugar.
Senso de LimpezaLimpar e evitar sujar.Não viveríamos se não houvesse limpeza constante do organismo pelas fezes, urina, respiração, anticorpos etc.
Senso de SaúdePadronizar as práticas saudáveis.O que cada célula deve fazer para a saúde do organismo está "escrito" no DNA.
Senso de AutodisciplinaAssumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.Não precisamos chamar a atenção da célula para fazer o que lhe compete. Ela faz o que tem de ser feito.

Fonte: http://5s.com.br/2/o-que-e-5s.php