Cooperativa

A Cooperativa Escola como um órgão de apoio da Etec, tem como uma de suas principais funções manter o regime de residência escolar para alunos que moram em municípios distantes e também se apresenta como um laboratório de aprendizagem através da gestão dos projetos produtivos onde o exercício prático das atividades didático pedagógicas proporciona o desenvolvimento dos projetos e a qualificação profissional de cada aluno. A residência permite a sistematização de ações técnicas pedagógicas e administrativas em função da organização, execução, controle e avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos. A cooperativa escola configura, portanto, num espaço onde, o exercício democrático através da participação dos alunos em ações cooperativas e a gestão do agronegócio orientada para uma vivência saudável, colaboram com o processo de ensino aprendizado de qualidade.

OBJETIVOS

  • Promover a educação dos alunos da Unidade Rural de acordo com os princípios cooperativistas.
  • Disponibilizar a Cooperativa Escola como ferramenta operacional dos processos de aprendizagem pela viabilização das atividades desenvolvidas nos projetos produtivos.
  • Contextualizar as atividades de interesse dos cooperados de forma a ampliar o espaço político social de atuação e desenvolvimento da Cooperativa Escola, valorizando a Unidade Escolar.
  • Promover a divulgação do cooperativismo e a conscientização da comunidade escolar da importância do Sistema Cooperativo, os benefícios, vantagens e o compromisso em função da melhoria da qualidade do ensino e do desenvolvimento da Unidade Escolar.
  • Garantir maior flexibilidade administrativa da Unidade Rural através do gerenciamento minucioso de recursos físicos, materiais, humanos , por meio da comercialização de produtos, da prestação de serviços, captação de recursos e das parcerias.
  • Gerenciar e promover a otimização do uso de maquinários e equipamentos da Unidade Escolar, mantendo o controle de uso e manutenção de máquinas agrícolas e implementos, equipamentos, EPIs, aparelhagem e materiais.
  • Contribuir para melhorar e equipar os ambientes de convivência escolar.
  • Apoiar e incentivar visitas técnicas para alunos e professores da Unidade Rural.