Vestibulinho


Como Realizar a inscrição

Quem pode se inscrever

Prova

Classificação

Matrícula


 

Como Realizar a inscrição

Para se inscrever no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

1ª etapa – Preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 11/04 até as 15 horas do dia 12/05/2017, o candidato deverá acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec, o curso e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

2ª etapa – Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 11/04 até 12/05/2017, respeitada a data de vencimento constante no Boleto Bancário, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica.

A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em agências de Correios que operam o Banco Postal.

Voltar ao topo

 

 

Quem pode se inscrever

Para os cursos Técnicos modulares, é necessário o aluno estar cursando o 2º ano do ensino médio ou ter concluído, não há limite de idade.

Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, é necessário o aluno ter concluído o ensino fundamental.

 

 

Prova

O Exame será realizado no dia 11/06/2017 (domingo), às 13h30min.

Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 01/06/2017, comparecer à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar ou acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br.

Atenção:

  • A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
  • O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela Etec / Extensão de Etec.
  • Não haverá envio de convocação pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outros meios.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

Atenção:

  • O portão da escola será aberto às 12h30min e fechado às 13h30min, impreterivelmente.
  • Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.
  • Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo o caderno de questões.

O candidato deverá levar para realizar o Exame do presente Processo Seletivo-Vestibulinho:

1.   Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto 2, borracha e régua.

2.   ORIGINAL de UM dos seguintes documentos de identidade:

  •   documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  •   cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  •   carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto (CNH – modelo novo);
  •   documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, dentro da validade, que por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  •   carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  •   passaporte brasileiro dentro da validade.

 Voltar ao topo

 

 

Classificação 

Para ingresso nos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line): 

A nota final de classificação será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão possui o valor de 1 (um) ponto.

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula: NF = N (1 + A + P), em que: NF = nota final; N = total de pontos da prova; A (valor 3%) = para o candidato que se declarar afrodescendente e P (valor 10%) = para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Na classificação final para os cursos Técnico em Dança, Técnico em Regência e Técnico em Canto será considerada apenas a nota obtida na prova de aptidão.

  • Para acesso as vagas remanescentes de 2º módulo:

Será considerado classificado o candidato que tenha obtido aproveitamento para promoção equivalente às menções MB, B ou R, conforme a seguinte correspondência:

a) MB – de 26 a 30 questões acertadas

b) B – de 21 a 25 questões acertadas

c) R – de 16 a 20 questões acertadas

d) I – de 0 a 15 questões acertadas

  • Para os Cursos de Especialização:

A nota final de classificação no exame para os Cursos de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão possui o valor de 1 (um) ponto.

Voltar ao topo

 

Matrícula

O candidato deverá verificar o horário para a matrícula junto à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar, pois é responsabilidade desta estabelecer o devido horário. Caso o candidato não efetue a matrícula na data e no horário fixado perderá o direito à vaga e não será incluído nas chamadas seguintes.

O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a secretaria da Etec / Extensão de Etec não efetuará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação esteja incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública,caso não comprove ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, será impedido de realizar a sua matricula, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual nº 49.602/05 “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, não havendo possibilidade de reclassificação.

A matrícula dos candidatos convocados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º semestre de 2016 para os Cursos do Ensino Técnico, dependerá da apresentação dos seguintes documentos:

1.     Requerimento de matrícula (fornecido pela Etec / Extensão de Etec no dia). Caso o candidato seja menor de 16 (dezesseis) anos, no momento da matrícula, deverá estar assistido por seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), o qual assinará o requerimento de matrícula;

2.     Documento de identidade, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou cédula de identidade de estrangeiro (RNE), dentro da validade ou carteira nacional de habilitação, dentro da validade com foto (CNH – modelo novo) ou documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros).

3.     CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório;

4.     2 (duas) fotos 3×4 recentes e iguais;

5.     Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio regular – Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, documento original OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, documento original;

6.     Para os candidatos que concluíram ou estão estudando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA – Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos, documento original OU declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre da EJA, documento original OU 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA, uma fotocópia simples com apresentação do original OU boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, uma fotocópia simples com apresentação do original OU documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas, uma fotocópia simples com apresentação do original;

7.     Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

8.     O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública, deverá apresentar Declaração Escolar OU Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, uma fotocópia simples com apresentação do original.

A matrícula dos candidatos convocados para o acesso às vagas remanescentes do 2º módulo dependerá da apresentação dos seguintes documentos:

1.     Requerimento de matrícula (fornecida pela Etec / Extensão de Etec no dia);

2.     2 (duas) fotos 3×4 recentes e iguais;

3.     Documento de identidade, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Policia Militar ou cédula de identidade de estrangeiro (RNE) dentro da validade ou carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto (CNH – modelo novo) ou documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, COREN, CRC e outros);

4.     CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório;

5.     Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio regular ou equivalente (EJA/ENCEJA), uma fotocópia simples com a apresentação do original ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, documento original;

6.     Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

A matrícula dos candidatos convocados para o Curso de Especialização dependerá da apresentação dos seguintes documentos:

1.   Requerimento de matrícula (fornecida pela Etec);

2.   2 (duas) fotos 3×4 recente e iguais;

3.   Documento de identidade, fotocópia e original ou autenticação em cartório, expedida pela Secretaria de Segurança Pública (RG) pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou cédula de identidade de estrangeiro (RNE) dentro da validade ou carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto (CNH- modelo novo) ou documento expedido por Ordem de Conselho Profissional (exemplo: OAB, COREN, CRC e outros);

4.   CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticação em cartório;

5.   Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Técnico Regular ou Curso Técnico equivalente conforme relação especificada nas páginas 06 e 07 do Manual do Candidato e no site www.vestibulinhoetec.com.br, uma fotocópia simples com a apresentação do original ou Declaração de Conclusão do Ensino Técnico ou Curso Técnico equivalente, documento original, assinada por agente escolar da escola de origem.

 Voltar ao topo